A CoDiTech

Um pouco sobre nós

A Competição de Arbitragem, Direito e Tecnologia (CoDiTech Moot) surgiu da iniciativa conjunta de apaixonados por competições no estilo moot court. Apesar de termos participado de várias competições, nenhuma abordava exclusivamente a combinação de arbitragem com temas de direito e tecnologia, como inteligência artificial, proteção de dados, segurança cibernética, redes sociais, entre outros.

Para preencher essa lacuna, a Associação Lawgorithm com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores, criou a CoDiTech Moot, que reúne esses elementos de forma a despertar o interesse pela arbitragem e pelas questões de direito ligadas à tecnologia em estudantes e jovens profissionais.

Nossa 1ª Edição

foi em 2023

e rumamos para a

3ª Edição

2025

O uso da arbitragem como meio de resolução de controvérsias no Brasil vem crescendo exponencialmente desde 1996, com a promulgação da Lei de Arbitragem. Hoje, o Brasil é um dos países que mais utiliza a arbitragem no mundo, sendo reconhecido internacionalmente como um dos principais centros de desenvolvimento do instituto. Apesar disso, o estudo da arbitragem como mecanismo efetivo de resolução de disputas ainda é incipiente na maioria das universidades, tornando necessário que os estudantes e jovens profissionais encontrem meios alternativos para conhecer mais sobre o tema. A CoDiTech escolheu a arbitragem como base para a competição para fomentar seu estudo no Brasil, incentivando que alunos universitários e advogados recém-formados aprendam sobre essa importante ferramenta.

Em edições anteriores, a CoDiTech discutiu alguns dos principais hot-topics da arbitragem no Brasil, incluindo o dever de revelação dos árbitros e a intervenção de terceiros em procedimentos arbitrais.

Por que Arbitragem?

A regulação da tecnologia está constantemente na fronteira do conhecimento, tanto em razão do desenvolvimento técnico quanto da necessidade do direito de acompanhar essa evolução. Apesar disso, as oportunidades de aprendizado na área ainda são limitadas, e as mudanças são constantes. Assim, explorar temas emergentes é essencial para compreender questões que ganham relevância com o avanço tecnológico. A CoDiTech escolheu o direito e a tecnologia como tema da competição para incentivar universitários e advogados recém-formados a acompanhar como o direito regula as novas tecnologias, compreendendo essas mudanças – e suas nuances – de forma eficaz nessa área em contínua expansão.

Em edições anteriores, a CoDiTech discutiu temas como vieses algorítmicos, inteligência artificial generativa, e crianças e adolescentes no ambiente online.

Por que
Direito e Tecnologia?